Qual é a melhor maneira de se ajustar ao trabalho remoto se você tem filhos? A pandemia do COVID-19 está mudando a maneira como as pessoas trabalham. Os pais estão tentando conciliar a vida profissional e familiar em meio a uma pandemia. As empresas estão encontrando soluções que permitem que os funcionários manejem os negócios remotamente, frequentemente enquanto assistem crianças.
Os sistemas escolares, creches e babás estão cancelando e fechando. Trabalhar em casa já é uma grande mudança para alguns trabalhadores. Trabalhar sem cuidados infantis é um desafio ainda maior.
“Geralmente, seus filhos estão na escola”, diz Jill Felska, diretora de pessoas e cultura da Limelight Health, fornecedora de soluções de software corporativo baseadas em nuvem para o setor de benefícios a funcionários. “Trabalhar remotamente é uma mudança grande o suficiente, mas esta é uma versão completamente nova de trabalhar em casa.”
TheCareerGuru Careers conversou com Felska e Tania Luna, CEO da Lifelabs Learning, uma empresa de desenvolvimento de liderança que ajuda gerentes, executivos e equipes a dominar as habilidades mais úteis da vida.
Esses especialistas discutem como funcionários e gerentes podem aprender a trabalhar em casa com as crianças. Aqui estão cinco dicas cruciais que eles criaram.
1. Configure um espaço de escritório prático
Seu espaço de trabalho é extremamente importante . Estar confortável é fundamental, e também separa fisicamente trabalho e vida. No entanto, é difícil separar completamente se você mora em um pequeno espaço que atualmente também é ocupado por outros membros da família.
“Pode ser um cantinho do seu apartamento. Negocie esse espaço: isso é apenas trabalho ”, diz Luna. “Somos criaturas de contexto. Fazemos associações muito rápidas. ”
Dica: não trabalhe no seu sofá, por exemplo. Em vez disso, trabalhe em algum tipo de mesa separada. Isso reduzirá o estresse em sua vida doméstica, incluindo seus filhos.
Qualquer situação estressante de trabalho vai se infiltrar no seu sofá, observa Luna. “Pergunte a si mesmo, como você localiza o trabalho em um espaço específico e como você o faz para não se distrair? Por exemplo, algumas pessoas usam um laptop para o trabalho e usam apenas um tablet para qualquer coisa pessoal. Trabalhe com seus filhos para co-criar um sinal de não incomodar ou até colocar fita isolante. ”
2. Seja flexível sobre as horas trabalhadas
Os pais estão criando maneiras criativas de realizar seu trabalho. Felska encontrou um casal em que a esposa trabalha por cerca de quatro horas, enquanto o marido educa em casa o filho. Então eles trocam.
O diretor acredita que esses tipos de acordos ajudarão os funcionários a viver suas vidas, aumentando a confiança nas empresas. “Quando você confia nas pessoas para fazer o trabalho delas, é aí que o respeito volta a você”, diz ela
Nota: Luna observa que os gerentes poderiam se ajustar mais facilmente à vida remota se eles se preocupassem com os resultados, em vez do comportamento de seus funcionários a qualquer momento.
“Libere sua necessidade de obter assentos nos assentos e mude o foco mais para o resultado comercial”, aconselha Luna. “E se você nunca soubesse quanto tempo alguém está gastando trabalhando? E se você pudesse se concentrar apenas no resultado e no prazo? Essa é uma boa maneira de liderar, seja você remoto ou pessoalmente, porque retira a tendência da microgerenciamento, que mata a produtividade. ”
3. Crie uma rotina doméstica estruturada e saudável
Enquanto trabalha em casa, é tentador usar pijama o dia todo, pular o chuveiro e fazer um lanche mal. No entanto, os especialistas dizem que cair nesses hábitos pesará na sua psique. Mostre a seus filhos que você está realmente trabalhando.
“É importante levantar e tomar banho como se você estivesse entrando em um escritório”, diz Felska. “No começo, pode ser divertido apenas vomitar o cabelo e usar pijama, mas eventualmente você fica com uma sensação nojenta. Você quer se colocar em uma mentalidade diferente, como se fosse trabalhar.
Luna sugere comer saudável, beber muita água e usar o tempo de viagem anterior para fazer algo positivo, como malhar ou preparar um café da manhã descontraído.
Importante: De acordo com Luna, “crie rituais de iniciação e encerramento com seus filhos que sinalizem que você está entrando no modo de trabalho ou voltando para casa, como alongar, calçar sapatos ou tocar uma música”.
Luna continua: “Você pode ter algo pelo qual ansiar no início e no final do dia, que não apenas o ajudará a se preparar para o trabalho, mas também fornecerá resiliência e redução de estresse enquanto estivermos no meio de tanta incerteza. “
4. Definir expectativas claras de comunicação
Depois que a tecnologia de comunicação – como Zoom, Slack ou outras saídas – é configurada, cabe aos gerentes definir as expectativas de forma clara e justa. Você não quer uma pessoa no Slack 24-7, enquanto outro funcionário entra em contato com você apenas uma vez por dia.
Aviso: A falta de expectativas pode ser particularmente estressante para os pais.
“Fale sobre que tipo de comunicação você está usando e quais são as expectativas”, recomenda Felska. “Fora das reuniões, os gerentes devem definir quanto tempo leva para esperar uma resposta. Eles devem definir parâmetros e se comunicar demais. Fale com as preocupações que os membros de sua equipe estão enfrentando de que talvez não estejam trazendo para você. – O que acontece se eu estiver longe da minha mesa por uma hora? ‘E se meus filhos estiverem brigando e eu tiver que descobrir a situação da LEGO?’ ”
5. Seja flexível e perdoe as situações da vida
De acordo com Felska e Luna, agora não é hora de microgerenciar. Os gerentes devem ser flexíveis quando se trata de funcionários, especialmente funcionários com filhos. Da mesma forma, os funcionários devem perdoar a si mesmos.
“Este é um território desconhecido”, admite Felska. “Alguns dias são ótimos. Alguns dias, você gostaria de sair mais de casa, mas não pode. Dê a si e a todos os outros um pouco de graça. ”
Luna acrescenta que a videoconferência pode revelar algumas coisas que não estamos acostumados a ver, mas tudo bem.
“Os gerentes devem dizer: ‘Você vai ver minhas roupas, meus filhos correndo, meus cães etc.’ Penso que o tempo de face é muito mais importante do que tentar manter um comportamento profissional. Apenas normalize.
Experienced Recruiter with a demonstrated history of working in the media production industry. Strong human resources professional with a Bachelor’s degree focused in Psychology from Universitas Kristen Satya Wacana.