Como uma entrevista informativa pode impulsionar sua carreira

Posted on

Como uma entrevista informativa pode impulsionar sua carreira

Usada com habilidade, uma entrevista informativa é uma das fontes mais valiosas de informações ocupacionais. Embora a conversa possa abranger algumas das mesmas informações básicas em um site da empresa, ela apresenta oportunidades para uma visão interna flexível de um campo de trabalho sem igual em outras fontes.

O que é uma entrevista informacional?

Esse tipo de entrevista é conduzido para coletar informações sobre um emprego, área de carreira, setor ou empresa. Não é uma entrevista de emprego. Em vez disso, é uma oportunidade de falar com uma pessoa que trabalha em uma área sobre a qual gostaria de saber mais.

Dica: por meio de uma entrevista informativa, você pode descobrir mais sobre um tipo específico de trabalho, a carreira de uma pessoa ou detalhes sobre um setor ou empresa.

Por meio da conversa, você pode (com sorte) descobrir como é o trabalho de uma pessoa, o que ela faz, quais são suas responsabilidades e como é trabalhar em seu trabalho na empresa.

Como Encontrar Pessoas para Falar

Sua rede pode ajudar. Você pode entrar em contato com amigos, familiares e conhecidos para ver se eles conhecem alguém no setor que você está interessado em explorar e se eles podem fazer uma conexão. Se houver uma empresa específica na qual você gostaria de trabalhar, considere contratar alguém através do LinkedIn para solicitar uma entrevista informativa. Você também pode acompanhar pessoas que conheceu durante eventos de networking ou feiras de empregos.

Os benefícios das entrevistas informativas

A entrevista informativa comunica as experiências e impressões em primeira mão de alguém na ocupação e é direcionada por suas perguntas.

Entrevista sem estresse

Uma entrevista informativa é menos estressante para você e para o empregador do que uma típica entrevista de emprego .  Você é quem está no controle. Você pode discutir o que é feito no dia a dia e relacionar isso aos seus próprios interesses e sentimentos. Além das vantagens de obter informações valiosas sobre a carreira, a entrevista informativa oferece a oportunidade de desenvolver autoconfiança e melhorar sua capacidade de lidar com uma entrevista de emprego .

Informação interna 

Como essa conversa não gira em torno de um trabalho, ela pode ser um pouco mais franca. Perguntar sobre tópicos que normalmente são tabu em uma primeira entrevista formal (como salário, benefícios e horas) é aceitável. Você pode descobrir que a pessoa com quem está falando compartilhará aspectos difíceis da indústria, bem como aspectos positivos. Você também pode obter dicas e conselhos que o ajudarão a fortalecer sua aplicação. Por exemplo, se a pessoa com quem você está falando continua usando uma palavra da moda específica, você pode querer incluí-la em sua carta de apresentação.

Construindo relacionamentos

Uma grande parte de uma busca de emprego bem-sucedida é quem você conhece. Seus contatos podem saber sobre empregos que ainda não foram publicados ou podem fazer apresentações valiosas. Por meio desta entrevista informativa, você está expandindo sua rede.

Como realizar uma entrevista informativa

Você deve considerar cada entrevista como um compromisso de negócios e conduzir-se de maneira profissional.

Se você deixou claro, com antecedência, o propósito explícito de sua entrevista, você, com toda probabilidade, encontrará em seu contato uma pessoa interessada e prestativa.

Lembre-se do horário da consulta e compareça prontamente para a entrevista. Você não deve estar vestido nem muito casualmente, nem excessivamente vestido. Traje normal de negócios é apropriado. Certifique-se de saber o nome da pessoa com a qual está se encontrando, a pronúncia correta de seu nome e o título de seu cargo. Faça pesquisas sobre a pessoa e sua empresa.

Faça perguntas e esteja preparado para conduzir a conversa. Certifique-se de levar em consideração o tempo da pessoa. Procure manter a conversa breve (cerca de 15 a 30 minutos), a menos que você tenha combinado um intervalo de tempo diferente com antecedência. E, lembre-se: seu contato também pode fazer perguntas a você. Esteja pronto com um argumento de venda de elevador .

Perguntas da entrevista informativa para fazer

Como há tantas perguntas que você pode fazer na entrevista informativa, as pessoas às vezes tomam notas durante a reunião. Uma quantidade limitada de anotações é justificada, desde que seu contato seja aceitável e que não interrompa a comunicação entre vocês dois.

Durante a entrevista, tente fazer perguntas que vão além do que você poderia descobrir por meio de uma rápida pesquisa online. Você pode perguntar à pessoa sobre a jornada até esse cargo, uma descrição de suas responsabilidades do dia a dia e dicas que ela poderia lhe oferecer como alguém interessado em trabalhar na área.

Após a entrevista, esboce um breve esboço dos tópicos cobertos e das informações que você descobriu. Isso levará apenas alguns minutos e garantirá que você se lembre dos pontos importantes discutidos. Posteriormente, trabalhando a partir de seu esboço, você pode construir um relatório mais detalhado da entrevista.

Perguntas ocupacionais a serem feitas

  1. Qual é o cargo da pessoa que você está entrevistando?
  2. Quais são os outros títulos comumente usados ​​para a posição?
  3. Quais são as funções desempenhadas durante um dia, semana, mês, ano típico? Ela ou ele tem uma rotina definida? Quanta variedade existe no dia a dia? Conforme a pessoa descreve as funções, pergunte quais habilidades são necessárias.
  4. Qual programa educacional é recomendado como preparação? Informe-se sobre a distinção entre os cursos desejáveis ​​e os indispensáveis.
  5. Que tipos de cursos são mais valiosos para adquirir as habilidades necessárias para o sucesso nesta ocupação? Informe-se sobre a distinção entre os cursos desejáveis ​​e os indispensáveis.
  6. Que diploma ou certificado os empregadores procuram?
  7. Que tipo de experiência de trabalho / estágio os empregadores procurariam em um candidato a emprego e como uma pessoa obtém essa experiência?
  8. Algumas atividades extracurriculares são recomendadas?
  9. Quais etapas (além de atender aos requisitos educacionais e experienciais ) são necessárias para entrar nesta ocupação (por exemplo, exame, entrevista, filiação sindical)?
  10. Quais são as palavras-chave ou chavões importantes a serem incluídos em um currículo  ou  carta de apresentação  ao procurar  emprego na área?
  11. Quais são as oportunidades de promoção e para qual posição? É necessário um diploma de nível superior e, em caso afirmativo, em que disciplina?
  12. Quais habilidades são mais importantes para adquirir (ou seja, quais  habilidades os empregadores procuram)?
  13. Quais são as características pessoais principais, ou mais importantes, para o sucesso na área?
  14. Quais são os diferentes ambientes nos quais as pessoas nesta ocupação podem trabalhar (ou seja, instituições educacionais, empresas, organizações sem fins lucrativos)?
  15. Que outros tipos de trabalhadores freqüentemente interagem com esta posição?
  16. Há evidências de tratamento diferenciado entre trabalhadores do sexo masculino e feminino com relação a obrigações profissionais, salários e oportunidades de promoção?
  17. Quais são as perspectivas de emprego na área geográfica do consultor? Onde estão as melhores perspectivas de emprego? Quais são as perspectivas de emprego na empresa do consultor? A mobilidade é um fator necessário para o sucesso?
  18. Quais são algumas ocupações relacionadas?
  19. Quais são as diferentes faixas salariais?
  20. O trabalhador típico tem um horário definido ou os horários são flexíveis?
  21. Quais são as demandas e frustrações que normalmente acompanham esse tipo de trabalho?
  22. Existe uma cadeia de comando típica neste campo?
  23. Como você pode determinar se tem capacidade ou potencial para ser bem-sucedido nessa ocupação específica?
  24. Este é um campo em rápido crescimento? É possível prever as necessidades futuras dos trabalhadores neste campo?
  25. Que tipos de tecnologia são usados ​​e como são usados?
  26. Onde são encontradas as listas de empregos?
  27. Que posições iniciais existem neste campo que um graduado em artes liberais pode considerar?
  28. O que o consultor sabe agora que teria sido útil saber quando ele ou ela estava no seu lugar?

Perguntas funcionais a serem feitas

  1. Quantas horas o orientador trabalha?
  2. Que tipo de formação o orientador tem?
  3. Qual foi a trajetória da carreira do orientador desde a faculdade até a atualidade?
  4. Quais são os aspectos satisfatórios do trabalho do conselheiro?
  5. Quais são as maiores pressões, tensões ou ansiedades no trabalho?
  6. Quais são as principais responsabilidades do trabalho?
  7. Quais são os problemas e decisões mais difíceis que o consultor deve enfrentar?
  8. O que é mais insatisfatório no trabalho? Isso é típico do campo?
  9. Como o consultor descreveria a atmosfera / cultura do local de trabalho?
  10. O consultor acha que você deixou de lado perguntas importantes que seriam úteis para aprender mais sobre o trabalho ou ocupação?
  11. O consultor pode sugerir outras pessoas que podem ser fontes valiosas para você?

Acompanhamento com uma nota de agradecimento

Escreva uma  nota de agradecimento  às pessoas que entrevistou. Informe a eles se você deu seguimento a alguma sugestão. Você também pode se conectar com eles no LinkedIn, caso ainda não o tenha feito.

Ao construir um relacionamento forte com os contatos de carreira, você aumenta a probabilidade de eles oferecerem assistência na sua procura de emprego quando você estiver pronto para a próxima etapa do processo de procura de emprego.

 

Gravatar Image

Experienced Recruiter with a demonstrated history of working in the media production industry. Strong human resources professional with a Bachelor's degree focused in Psychology from Universitas Kristen Satya Wacana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *