Como Acompanhar o Status de uma Solicitação de Trabalho

Posted on

Como Acompanhar o Status de uma Solicitação de Trabalho

Depois de enviar uma solicitação de emprego, você ficará compreensivelmente ansioso para saber sua posição. No entanto, é importante perceber que o  processo de contratação  pode levar algum tempo e você pode não ter uma resposta imediata – ou mesmo nada.

Infelizmente, também é possível que você nunca obtenha uma resposta, nem mesmo uma nota padronizada para informá-lo de que não foi contratado ou não será contatado para uma entrevista.

Freqüentemente, as empresas recebem centenas (ou até milhares) de solicitações e simplesmente não têm tempo para fazer o acompanhamento. Outros podem não ter um sistema em vigor para lidar com rejeições.

Aqui estão alguns dos motivos pelos quais você não recebeu uma resposta e conselhos sobre quando e como acompanhar o status de um pedido de emprego.

Antes de fazer o acompanhamento

Existem algumas coisas a fazer antes de continuar. Primeiro, verifique a lista de empregos, bem como todos os e-mails ou outros contatos que você teve com o gerente de contratação ou empregador. Veja se alguma dessa correspondência inclui informações sobre quando você pode esperar uma resposta da empresa. Se eles indicarem uma data, espere até depois dessa data para fazer o acompanhamento.

Dica: mesmo antes de enviar o formulário de emprego, você pode planejar um tempo para fazer o acompanhamento da sua carta de apresentação.

Por exemplo, você pode incluir no final da carta de apresentação que ligará para o escritório da empresa em uma semana para fazer o acompanhamento. No entanto, se a lista de empregos disser especificamente que os candidatos não devem ligar ou enviar e-mails, não inclua isso em sua carta de apresentação e não faça o acompanhamento.

Quando verificar seu aplicativo

Normalmente, é melhor esperar uma ou duas semanas antes de fazer uma consulta. É importante dar ao empregador tempo suficiente para revisar os formulários de emprego e se preparar para agendar entrevistas. Se você fizer o acompanhamento mais cedo, poderá parecer agressivo ou impaciente com o empregador.

As melhores maneiras de fazer o acompanhamento

Aqui estão as opções para fazer o acompanhamento com um empregador, incluindo exemplos de e-mails e conselhos sobre o que dizer ao ligar.

Email de acompanhamento ou no LinkedIn

Se você tiver um endereço de e-mail para um contato, poderá enviar um e-mail para acompanhar a mensagem reafirmando seu forte interesse no trabalho e mencionando que gostaria de ter a oportunidade de se encontrar para uma entrevista. Reveja um exemplo de carta de acompanhamento que você pode adaptar para atender às suas circunstâncias.

Uma mensagem do LinkedIn é outra opção de acompanhamento, especialmente se você não tiver um endereço de e-mail do empregador ou do gerente de contratação, mas tiver o nome dele. Se você conhece alguém empregado na empresa, entre em contato para avisá-lo de que você se inscreveu para uma função – potencialmente, sua conexão pode entrar em contato com o gerente de contratação e cutucar sua inscrição.

Acompanhamento de chamada telefônica

 Se você tiver um número de telefone do gerente de contratação, pode ligar. Mencione alguns dos principais motivos pelos quais você está tão interessado e indique por que o trabalho se encaixa perfeitamente. Aprenda o que dizer quando você ligar.

Acompanhamento Pessoal

Também é aceitável passar por um empregador pessoalmente quando você já entregou um aplicativo pessoalmente:

  • Você pode mencionar que está acompanhando sua inscrição e se perguntando se eles podem conceder-lhe uma entrevista.
  • Você deve estar pronto para mencionar brevemente a base de seu interesse e por que você seria qualificado.
  • Certifique-se de exalar energia positiva, estar vestido adequadamente e envolver todos os funcionários ou empregadores de maneira calorosa e amigável.

Nota: Não entre em contato com uma empresa pessoalmente se sua inscrição foi enviada por meio de um portal online, e-mail ou enviada por correio tradicional.

Dicas para Acompanhamento

É importante ser sempre educado e profissional em suas comunicações. Quer você esteja se comunicando por e-mail, telefone ou pessoalmente, certifique-se de falar (ou escrever) de forma clara e profissional. Se você estiver escrevendo, certifique-se de editar completamente sua mensagem. Se você estiver falando com alguém, seja caloroso e amigável.

Importante: essas mensagens e conversas ainda são sua tentativa de causar uma boa primeira impressão.

Reafirme seu interesse na posição, mas faça-o brevemente. Repita de forma rápida e concisa por que você acha que seria uma boa pessoa para o trabalho. Isso ajudará seu aplicativo a se destacar ainda mais.

Se a empresa não estiver pronta para tomar decisões ou entrevistar pessoas, pergunte quando planejam iniciar o processo de entrevista ou quando planejam tomar decisões de contratação, para que você saiba quando fazer o acompanhamento novamente.

Mantenha sua mensagem, conversa telefônica ou visita pessoal breve. Você quer causar uma forte impressão, mas também não quer perder suas boas-vindas.

Quando desistir

Acompanhar uma candidatura da maneira certa pode chamar a atenção para a sua candidatura e tornar mais provável que você não seja esquecido. No entanto, é importante não incomodar o empregador, pois você pode alienar a equipe.

Dica: Em geral, não entre em contato com o empregador mais de três vezes e deixe algumas semanas entre as mensagens, a menos que o empregador tenha sugerido o contrário.

Se você não receber uma resposta após várias tentativas de acompanhamento, prossiga e concentre-se em outros formulários de emprego.

 

 

Gravatar Image

Experienced Recruiter with a demonstrated history of working in the media production industry. Strong human resources professional with a Bachelor's degree focused in Psychology from Universitas Kristen Satya Wacana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *