Entrevista Pergunta: “Qual é a sua filosofia de ensino?”

Posted on

Entrevista Pergunta:

Quando você aplica para um trabalho como professor, você pode ser perguntado sobre sua filosofia de ensino. Este não é o tipo de pergunta que você deve atrapalhar ou improvisar na mosca – você vai olhar despreparados para o trabalho, se você não tem uma resposta pronta.

Por outro lado, se você tem uma filosofia clara e sucinta, o gerente de contratação vai ficar impressionado com a sua capacidade de pensar sobre os métodos e objetivos de sua prática docente.

Antes da entrevista de emprego, certifique-se que você tem uma filosofia que você pode perfeitamente articular.

O que o entrevistador quer realmente saber

O entrevistador quer saber que você tem uma filosofia de ensino, que você pode articulá-lo e que suas crenças sobre o ensino ea aprendizagem são um bom ajuste para a escola.

O que é uma filosofia de ensino? É uma explicação de seus valores e crenças que dizem respeito ao ensino. Sua filosofia é muitas vezes uma combinação de métodos que você estudou na faculdade ou pós-graduação escola e lições aprendidas durante qualquer experiência profissional desde então. Ele também pode recorrer a sua própria experiência de educação infantil ou como um pai ou como uma criança mesmo.

Dica: Se você não sabe o que sua filosofia de ensino é, tente escrever algumas declarações chave que você acredita ser verdade sobre educação, e, em seguida, proceder a partir daí.

Pense sobre os métodos que se aplicam em sala de aula, e suas metas para seus alunos. Considere também como você colocar suas idéias sobre a educação em ação, e que princípios são demonstrados por seu trabalho em sala de aula. O que faz você orgulhoso ser um professor? O que permite que você saiba que você fez um bom trabalho? Quais os padrões que você definiu para si mesmo e por quê?

A filosofia de ensino pessoal é diferente do que uma teoria pedagógica, embora, obviamente, os dois estão relacionados. Waldorf ou a educação Montessori, por exemplo, envolvem muito diferentes abordagens para o ensino (pedagogia) do que o sistema mainstream americano público-escola utiliza, e ainda professores de cada sistema pode articular filosofias muito semelhantes.

Ensino estilos e métodos mudam frequentemente ao longo da carreira de uma pessoa, portanto reveja a sua filosofia de tempos em tempos, atualizá-lo, e fazer mudanças quando necessário.

Como responder “Qual é a sua filosofia de ensino?”

Se você nunca colocou sua filosofia de ensino em palavras, este processo de três etapas podem ajudar a articular suas crenças.

  • Comece Basta
    começar com uma ou duas frases que ordenadamente encapsulam o seu pensamento.
  • Então Elaborar
    Depois de dar sua declaração inicial, você pode elaborar sobre o que sua filosofia significa em termos práticos.
  • Em seguida, incluir um exemplo
    Você também pode fornecer um exemplo de como você aplica a sua filosofia de ensino em sala de aula. Isso ajudará a tornar a sua filosofia ainda mais concreto.

No entanto, apenas compartilhar um exemplo, se você tem tempo suficiente. Se você já tiver falado por um par de minutos, ou se você sentir que o entrevistador quer seguir em frente, você pode pular esta parte.

Exemplos das melhores respostas

Agora, vamos aplicar o nosso sistema de três passos e olhar para alguns exemplos de respostas.

  • Eu acredito que a sala de aula é uma comunidade viva e que todos, desde o princípio para os alunos para os pais, devem contribuir para manter uma atmosfera positiva.

Por que funciona:  Esta declaração é simples, direto e fácil de absorver. É preciso uma posição – a sala de aula é uma comunidade viva e todos contribuem – e transmite-lo bem. Enquanto você não precisa para caber tudo que você acredita sobre o ensino em uma única frase, é importante ser capaz de expressar a parte mais central de suas idéias e prioridades como um professor. Deixe o resto ser implícita.

  • Todos os alunos são individuais e todos aprendem na sua própria maneira original. I usar vários métodos de ensino (linguística, visual, auditivo, cinestésico) para alcançar os alunos, de modo que ninguém é deixado para trás.

Por que funciona:  Esta explicação deixa claro que este professor acredita que o ensino eficaz traz todos junto juntos. Você também pode fazer uma breve menção de teorias educacionais ou estudos científicos que sustentam a sua filosofia, ou você pode se referir a outros educadores que exemplificam a sua filosofia. Você está tentando deixar claro para seus entrevistadores que você pensar cuidadosamente sobre como você ensina e são bem-educados sobre as práticas educacionais.

  • Todo mundo na sala de aula contribui como um estudante, professor e pensador. Eu aprendo com os alunos, tanto quanto eles aprendem de mim. Uma maneira que eu enfatizar esta filosofia em minhas aulas é incorporar feedback regular dos alunos. Por exemplo, eu peço aos alunos para preencher uma avaliação de médio-curso da classe, em que refletir sobre os objetivos do curso e fornecer feedback sobre se ou não o curso é ajudá-los a alcançar essas metas até agora. Os alunos têm sido tão perspicaz, fornecendo informações úteis para mim no que está trabalhando em sala de aula, eo que posso melhorar. Eu acredito que nós nunca parar de aprender, e eu quero que meus alunos sabemos que podemos aprender uns com os outros.

Por que funciona:  Esta resposta fornece detalhes sobre como o professor vê o seu papel. Ele também mostra que o candidato é receptivo ao feedback e capaz de incorporar em que sua abordagem. Esta é uma boa resposta para dar, se há tempo para elaborar. Se você sentir que o entrevistador quer seguir em frente, não fornecer mais detalhes.

Dicas para dar a melhor resposta

Determinar a sua filosofia de ensino antes da entrevista. Pense em seus métodos de ensino e objetivos. Como você colocar suas idéias em ação? Que princípios são demonstrados por seu trabalho? Lembre-se que uma filosofia de ensino é diferente do que uma teoria pedagógica.

Vá direto ao ponto. Certifique-se de que você é capaz de articular suas crenças de forma sucinta. Idealmente, você seria capaz de resumir sua filosofia de ensino em uma frase, se você tinha que fazer. (Embora, é claro que você deve ter especificidades para oferecer no caso de haver tempo para falar em profundidade.)

O que não dizer

Evite wordiness.  Uma declaração mal organizado ou menos-que-sucinto será difícil para outras pessoas a entender e poderia machucá-lo. O entrevistador quer ver que você entender a sua filosofia de ensino e pode descrevê-lo bem.

Ignorar os clichés.  Além disso, evite declarações genéricas e auto-evidentes, como “todo mundo merece uma chance de aprender.” Claro, é ampla e aplicável a muitas situações de sala de aula, mas que muito universalidade e obviedade faz a frase um problema. Simplificando, se a sua filosofia é um truísmo ou um clichê, é óbvio que você não colocar muito pensamento nele.

Se a sua filosofia educacional é verdade que todo mundo merece uma chance (ou algo similar), então não se esqueça de fazer a sua única declaração, explicando como você vê o princípio da igualdade como relevantes para a educação. Uma provisão para manter em mente é que se você não pode imaginar alguém discordar de sua filosofia (isto é, discordando de forma inteligente, por razões de bem-pensado-out), então provavelmente você já pousou em um truísmo óbvio.

Takeaways chave

Prepare sua resposta antes da entrevista: Prática descrevendo suas crenças, objetivos e métodos.

Seja sucinto: Resumir a sua filosofia em uma ou duas frases. Ser capaz de fornecer mais detalhes, se necessário.

Evite clichês: Ser capaz de mostrar como a sua declaração se refere ao seu ponto de vista único.

Gravatar Image

Experienced Recruiter with a demonstrated history of working in the media production industry. Strong human resources professional with a Bachelor's degree focused in Psychology from Universitas Kristen Satya Wacana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *