Cada vez mais, os entrevistadores já começaram a avaliar candidatos a inteligência emocional (EI) durante o processo de entrevista de emprego. Às vezes, os entrevistadores avaliar a inteligência emocional através de testes psicológicos, com base em escritos. Outras vezes, os entrevistadores simplesmente fazer perguntas específicas para avaliar a EI.
O que é Inteligência Emocional?
A inteligência emocional (EI) é a capacidade de um indivíduo para compreender suas próprias emoções e as emoções dos outros.
Testando candidatos para a sua inteligência emocional (na forma de testes psicológicos-based) é uma tendência crescente no mercado de trabalho de hoje, onde muitos ambientes de trabalho exigem trabalho em equipe eficaz às exigências do projeto atendem ou metas de serviço.
Nota : Se um trabalhador tem alta inteligência emocional, ele ou ela é mais provável que seja capaz de expressar suas emoções de forma saudável e compreender as emoções daqueles que ele ou ela trabalha, aumentando assim as relações de trabalho e desempenho.
O que o entrevistador realmente quer saber
As perguntas da entrevista que avaliam a inteligência emocional tendem a se concentrar em como o entrevistado administra-se e gerencia relacionamentos com os outros.
As perguntas são muitas vezes questões comportamentais , o que significa que eles pedem o entrevistado para explicar como ele ou ela atuou em uma situação de emprego relacionadas passado. Abaixo estão alguns exemplos de questões típicas da entrevista EI.
Perguntas entrevista sobre Inteligência Emocional
- O que é um de seus pontos fracos? Como você superar essa fraqueza?
- O que te motiva a fazer o seu trabalho?
- Descreva uma situação de trabalho estressante você teve. Como você resolver essa situação?
- Quais são uma ou duas coisas que fazem você se irritado ou frustrado no trabalho? O que você faz quando você começa irritado ou frustrado no trabalho?
- Conte-me sobre um momento em que você recebeu feedback sobre o seu desempenho, e você não concordou com o feedback. Como você lidou com a situação?
- Conte-me sobre um revés você teve no trabalho. como você lidou com isto?
- Descreva um momento em que você cometeu um grande erro no trabalho. Como você lidou com a situação?
- Conte-me sobre um tempo em que você teve que lidar com múltiplas tarefas de trabalho ao mesmo tempo. Como você se sentiu? Como você lidou com a situação?
- Conte-me sobre um tempo quando você assumiu uma tarefa no trabalho que era novo para você. Como você se sente fazendo isso?
- Como você lidaria com um colega de trabalho que consistentemente não puxa seu peso em trabalhos de grupo?
- Como seus colegas beneficiar de trabalhar com você?
- Conte-me sobre um momento em que você fez ou disse algo que teve um impacto positivo sobre um empregado, colega de trabalho ou cliente.
- Você já reparou que alguém no trabalho estava tendo um dia ruim? Como você sabia? O que você fez?
- Conte-me sobre um tempo quando você teve uma disputa com um colega. O que você fez para lidar com a situação?
- Descreva um momento em que um colega veio para você com um problema. Como você reagiu?
- Conte-me sobre um tempo em que perspectiva a compreensão de outra pessoa ajudou a realizar uma tarefa ou resolver um problema.
- Conte-me sobre um tempo em que o motivou alguém para realizar uma tarefa. Como você se motivar ele ou ela?
- Por que é importante para desenvolver um relacionamento com seus colegas?
- Como você construir um relacionamento com seus colegas?
Dicas para dar a melhor resposta
Antecipar perguntas difíceis: A melhor maneira de ace uma entrevista de emprego é o plano em responder perguntas da entrevista difíceis que possam surgir antes de se caminhar até mesmo na sala. Enquanto perguntas sobre a sua inteligência emocional pode ser um desafio, outras questões podem ser igualmente complicado, dependendo de suas forças individuais e experiência de trabalho (ou falta dela).
Fazer uma entrevista Prática: “Onde você gostaria de estar em sua carreira em cinco anos” Você pode ser solicitado perguntas que você não tenha pensado sobre, como ou “Conte-nos sobre o seu maior fracasso no trabalho e como você lidou com esse “. assim, é aconselhável praticar suas respostas aos potenciais perguntas da entrevista, bem como a perceber que há certas perguntas da entrevista que os empregadores não devem pedir . Uma das melhores técnicas é pedir a um amigo para jogar o papel de seu entrevistador para que você possa praticar estes comum entrevista perguntas e respostas .
O que não quer dizer
Não dizer nada negativo sobre Qualquer um: Obviamente, você não iria lixo seus ex-patrões, clientes ou colegas de trabalho ao responder a uma pergunta sobre a inteligência emocional. Mas cuidar para não dizer nada negativo durante outras partes da entrevista que irá pôr em causa a sua EI. Não reclame sobre antigos empregadores ou colegas – o entrevistador vai saber se você vai dizer o mesmo sobre esta organização, você deve ser contratado.
Não esticar a verdade para fazer uma boa história: As possibilidades são, você superar contratempos, colegas ajudou com seus projetos, e teve um impacto positivo em sua equipe em algum momento durante a sua carreira. Venha preparado com uma história genuína de se relacionar, ao invés de tentar dar uma interpretação positiva sobre a interação so-so. A maioria das pessoas são muito bons em dizer quando a pessoa que está falando é ser sincero.
Possíveis perguntas de acompanhamento
- Conte-me sobre sua experiência de trabalho.
- Que tipo de ambiente de trabalho você prefere?
- Você está fácil de falar?
- Quais são seus objetivos de carreira?
- Você trabalha bem com outras pessoas?
Principais conclusões
Antecipar as perguntas difíceis: Esteja preparado para responder a perguntas sobre suas fraquezas, contratempos, motivação e interações com colegas.
PRÁTICA ENTREVISTA: Peça a um amigo de confiança para desempenhar o papel de entrevistador e prática de responder a estas perguntas.
Seja sincero: Venha para a entrevista com exemplos genuínos de como você demonstrou empatia, compreensão, auto-conhecimento e a capacidade de aprender.
Experienced Recruiter with a demonstrated history of working in the media production industry. Strong human resources professional with a Bachelor’s degree focused in Psychology from Universitas Kristen Satya Wacana.